sábado, 15 de janeiro de 2022

Ferramentas estatísticas da Qualidade


Ainda na década de 1950, desenvolvidas com forte participação e influência de Kaoru Ishikawa, que propunha e orientava a adoção de um conjunto de ferramentas básicas, compostas por sete metodologias ou técnicas que envolvem coleta de informações, apresentação de dados e análises, úteis na implementação e melhoria de processos, por isso esmo sugerindo forte interpretação e uso de processos estatísticos.

As ferramentas estatísticas guardam forte vínculo com chamadas 7 ferramentas da qualidade ou as ferramentas básicas de Ishikawa, e retratam de forma significativa o contexto histórico de fase de sua implementação. As estão indicadas na figura abaixo:

 

As ferramentas básicas da Qualidade de Ishikawa

 

Essas ferramentas se tornam muito uteis e são de aplicação recomendada para análise de problemas, o estabelecimento de sistemáticas de controle ou de gerenciamento e para a implementação de ações práticas.

A aplicação dessas ferramentas, quando adotadas, devem ser duradouras, ou seja, de longo prazo, a fim de que sejam absorvidas pela cultura da empresa, devendo a percepção dos benefícios pelos eu uso sendo gradativa e constantemente apresentado aos colaboradores.

Vale ressaltar que cada uma dessas, e outras, ferramentas possui objetivos diferentes, devendo a escolha e seu uso serem alvo de deliberações da gestão da organização. Processos participativos com grupos direcionado também podem constituir estratégias interessantes em sua aplicação.

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