sábado, 15 de janeiro de 2022

Ferramentas, Metodologias e Normas para a Qualidade

 


Ao entendermos e iniciarmos o processo de gestão conduzindo atividades que envolvem os aspectos da qualidade podemos perceber que se consideram ou se envolvem aspectos que vão de questões comportamentais até de controle e orientação mais estreita, específica.

Quando consideradas as questões comportamentais, frisa-se, são tratados aspectos relativos à cultura organizacional, motivação e incentivo à adoção de processos procedimentos que levem a percepção de ganhos e valores derivados do processo.

Por outro lado, há que se considerar a adoção e aplicação de ferramentas e de metodologias que induzam os processos da organização, conduzindo a controles e verificações úteis à qualidade requerida, desejada ou mesmo almejada, sempre tendo por fundamento percepção de clientes e consumidores.

Dessa forma, a seleção e aplicação de ferramentas e de metodologias de qualidade são altamente indicadas de acordo com os propósitos e objetivos traçados pela organização, sendo sua aplicação tanto mais simples quanto maior o envolvimento das equipes e dos colaboradores da organização, elemento fundamental na construção da cultura organizacional, mas que por si já apresentam resultados e são altamente indicados e orientados pra a melhoria de processos.

Assim, nada mais natural perceber que há e que podemos segmentar as ferramentas em grupos que abordam aspectos estatísticos, aspectos organizacionais, metodologias e de normas procedimentais.

 

Ferramentas, metodologias e normas da qualidade.

 

São entendidos como a base do processo de aplicação de metodologias, procedimentos e controles que induzem a qualidade. São compostos por processos e sistemáticas que conduzem a processos de melhoria e ao atingimento de critérios de qualidade.

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