Ao entendermos e iniciarmos o processo de gestão conduzindo atividades
que envolvem os aspectos da qualidade podemos perceber que se consideram ou se
envolvem aspectos que vão de questões comportamentais até de controle e
orientação mais estreita, específica.
Quando consideradas as questões comportamentais, frisa-se, são tratados
aspectos relativos à cultura organizacional, motivação e incentivo à adoção de
processos procedimentos que levem a percepção de ganhos e valores derivados do
processo.
Por outro lado, há que se considerar a adoção e aplicação de ferramentas
e de metodologias que induzam os processos da organização, conduzindo a
controles e verificações úteis à qualidade requerida, desejada ou mesmo
almejada, sempre tendo por fundamento percepção de clientes e consumidores.
Dessa forma, a seleção e aplicação de ferramentas e de metodologias de
qualidade são altamente indicadas de acordo com os propósitos e objetivos
traçados pela organização, sendo sua aplicação tanto mais simples quanto maior
o envolvimento das equipes e dos colaboradores da organização, elemento
fundamental na construção da cultura organizacional, mas que por si já apresentam
resultados e são altamente indicados e orientados pra a melhoria de processos.
Assim, nada mais natural perceber que há e que podemos segmentar as
ferramentas em grupos que abordam aspectos estatísticos, aspectos
organizacionais, metodologias e de normas procedimentais.
Ferramentas,
metodologias e normas da qualidade.
São entendidos como a base do processo de aplicação de metodologias,
procedimentos e controles que induzem a qualidade. São compostos por processos
e sistemáticas que conduzem a processos de melhoria e ao atingimento de
critérios de qualidade.
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