Assim como no caso da Matriz GUT, a SETFI é uma ferramenta de priorização
de resolução de problemas detectados, de acordo com um sistema de pontuação de
um quadro de notas, que favorece a priorização de resolução ou de abordagem de
questões por um processo de interpretação.
O processo gerencial envolve, normalmente, o processo de identificação de
questões e problemas e sua resolução. Após identificar o conjunto de questões
que deverão ser consideradas pela gestão ou organização, é possível identificar
um conjunto preocupações de difícil abordagem simultânea, que exigiria uma
tenção, dedicação ou esforço específico e objetivo em sua resolução, que pode
implicar no uso de recursos variados sejam humanos, financeiros, materiais,
tecnológicos ou estruturais.
Quando consideradas as implicações da abordagem na resolução dos casos,
costumeiramente se percebe que a abordagem simultânea seria de difícil, ou
mesmo impossível, exequibilidade, o que exigiria a seleção e identificação de
uma forma de priorizar a resolução dessas questões.
A ferramenta designada como Matriz SETFI, ou simplesmente SETFI, se
refere a um acrônimo das palavras relativas aos aspectos Segurança, Emergência,
Tendencia, Facilidade e Investimento, ou seja, os
critérios usados no entendimento e interpretação que deverão ser considerados
no processo de priorização, considerando os seguintes pontos:
Segurança |
Interpreta os aspectos relativos ao perigo que envolve o problema. |
Emergência |
Analisa a urgência envolvida na solução do problema. |
Tendência |
Avalia o agravamento que pode ocorrer com a não solução do problema |
Facilidade |
Considera a facilidade de execução e resolução do problema |
Investimento |
Considera o nível de investimento necessário para sua evolução. |
Dessa maneira inicialmente devem ser relacionadas todas as questões ou
problemas que necessitam ser resolvidos ou ajustados. Cada questão, dessa forma
é avaliada e interpretada de acordo com a seguinte estrutura:
Observe que não há a possibilidade de pontuações intermediárias derivadas
da comparação entre os problemas ou questões elencadas ou relacionadas. A
pontuação deve ser dada e as anotações na escala entre 1, 3 e 5 pontos como
descrito.
Essas avaliações devem ser realizadas por grupos, já que a percepção de
uma única pessoa pode estar tendenciosa ou captar apenas um único ponto de
vista. Dessa maneira, ao considerar um conjunto de pessoas, se amplia,
minimamente, a capacidade de interpretação e análise dos pontos envolvidos.
Se orienta que a discussão sobre os problemas deva ser ampla e
estimulada, gerando condições de interpretação e entendimento obre cada um dos
critérios considerados
Dessa forma, o processo de aplicação da ferramenta é composto da seguinte
sequência de ações:
1.
Distribuir as folhas com os quadros de notas;
2.
Descrever de forma visual aos envolvidos as
alternativas que estão sendo utilizadas;
3.
Atribuir notas entre 1 e 5 a cada quesito
analisado;
4.
Multiplicar as notas dadas entre os fatores,
indicando a nota em uma coluna de produto;
5.
Calcular a média de cada alternativa dos
produtos de todos os participantes;
6.
Comparar as médias e determinar uma ordem de
prioridade, om o grupo definindo as regras de desempate se houver necessidade.
Como resultado, surge, como exemplo, um sistema de pontuação que indica a
interpretação sobre a prioridade de abordagem dos problemas pela organização,
como no exemplo:
Exemplo de pontuação em tabela para SETFI
Onde no reordenamento considerando o fator decrescente se teria como resultado
final a indicação da ordem de abordagem dos problemas, identificando sua
prioridade:
Exemplo de tabela com pontuação calculada para SETFI
reordenada
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