domingo, 16 de janeiro de 2022

Metodologias para a Qualidade

  

As metodologias são caminhos pelos quais as empresas ou organizações atingem seus objetivos e resultados em termos de qualidade. Diferentemente e muito mais do que o uso de ferramentas, as metodologias revelam um conjunto de procedimentos, com sequências ou relações mais amplas, em etapas e procedimentos, com vistas ao atingimento de objetivos. As metodologias funcionam de forma estruturada e ordenada, usando uma ou diversas ferramentas em suas aplicações.

As ferramentas são usadas no processo de cada metodologia, seja para a obtenção de dados, seja na identificação de questões a serem sanadas ou ajustadas ou ainda seja para a checagem e controle das ações deliberadas, além da mensuração de resultados alcançados.

As metodologias podem ser usadas amplamente no universo da gestão, em situações ou aplicações diversas, usando ferramentas diversas que se mostrem adequadas para casos diversos.

Para a gestão da qualidade, além das ferramentas, as metodologias podem ser muito úteis e significativas no atingimento dos objetivos. Abaixo, podemos identificar um conjunto inicial dessas metodologias, que envolvem e guardam questões mais elaboradas do que a simples utilização de uma ou outra ferramenta, mas de identificação de processos mais específicos com etapas e fazes que podem ser, inclusive, poiadas pelas ferramentas descritas anteriormente.



Metodologias para a Qualidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário