Um processo com origem em processos fabris, industriais, a padronização
remonta pensamentos clássicos muito bem representados e caracterizados na criação
da linha de montagem industrial por Henry Fordo no início do século XX, que
ficou caracterizado na escola científica da administração.
Como pode ser observado no processo industrial, a origem de muitos
problemas pode estar relacionada à falta de padronização. Dessa maneira, ao
estabelecer padrões, ou seja, ao estabelecer critérios e características similares
que devem ser perseguidos preservados no processo de produção, se atinge um
critério de qualidade.
O processo de padronização envolve a participação de pessoas e de
recursos de transformação em busca da definição um padrão específico s ser
perpetuado até que seja redefinido ou descontinuado. Dessa maneira se
estabelece a forma como o trabalho deve ocorrer, suas características,
condições e limites máximos e mínimos de aceitabilidade.
Com a padronização, é possível verificar se um produto ou mesmo serviço
atendem aos requisitos especificados e esperados, sua conformidade.
Dessa maneira, é possível estabelecer processos de desenvolvimento de
ajustes e alterações, inclusive de adaptação ou desenvolvimento, que serão
eventualmente aplicados em momentos futuros, estabelecendo novos padrões de
qualidade a serem rigorosamente replicados e acompanhados em novo procedimento
de padronização.
A qualidade como padrão, obviamente, deve estar relacionada à percepção
dos critérios demandados e esperados por consumidores e clientes, suprindo
minimamente os requisitos e gerando algum distanciamento de eventuais
concorrentes.
A implementação de um processo de padronização, deve considerar alguns
aspectos:
1.
ase preparatória – colaboradores devem ser
motivados e conscientizados para os benefícios e nece3ssidades do processo de
padronização, ou seja, o que se deseja alcançar, como se deseja realizar, seus
mecanismos de controle e de acompanhamento.
2.
Organização da padronização – nesse segundo
passo, deve ocorrer o estabelecimento dos padrões. A padronização pode ser
definida, implementada e orientada por um grupo ou comitê específico, que
servirá de fonte orientadora e norteadora de implementação do processo.
3.
Implementação dos padrões – nesse ponto são
planejados e implementados, de forma ordenada, os padrões. A forma de produzir,
a forma de trabalhar ou proceder, passa a ser alterada em função dos padrões
estabelecidos.
Durante todo o processo é importante salientar que os padrões devem
considerar questões relativas aos usuários, clientes e consumidores.
Os padrões devem ser de simples implementação e de fácil percepção por parte
dos colaboradores responsáveis pelo trabalho ou processo que irá ser realizado.
Da mesma forma, os procedimentos de controle e de checagem devem ser fluidos,
simples e permitir que apenas os produtos confeccionados dentro dos imites
estabelecidos no padrão sejam colocados à disposição ou entregues aos clientes.
Logicamente, no processo de implementação dos padrões, haverá um natural
ajuste, arrumação ou adaptação dos processos de produção. É importante que esse
ajuste seja realizado de forma consistente e que permita o realinhamento ou
adequação dos processos para que e possam atingir melhores níveis de eficiência
e mesmo de ganho de escala, o que impacta diretamente os custos envolvidos e os
resultados gerados.
Os principais padrões utilizados são:
·
Padrões de sistema: são padronizados processos,
métodos e procedimentos internos das empresas com o objetivo de estabelecer uma
normatização da forma como se devem “fazer as coisas”. Em muitos casos também
se padronizam documentos e sistemas.
·
Padrões técnicos: são especificados
características e aspectos de produtos, procedimentos e equipamentos, o que
pode implicar na padronização de máquinas, equipamentos, seleção de fornecedores,
ciclos de operação e manutenção. O objetivo e simplificar abordagens e recursos.
Pode ser subdividido em:
o
Padrões de qualidade – especificando componentes
e materiais;
o
Padrões de inspeção – formatando aspectos de
controle; e,
o
Padrões de operação – delimitando
e estabelecendo processos operacionais.
Ao estabelecer um padrão de sistemas, a forma de proceder, de trabalhar e
de conduzir as atividades, principalmente em empresas de maior porte, com
grandes números de funcionários passa a ser mais objetiva e até simplificada.
Essa técnica também apresenta impacto positivo em organizações com jornadas de
trabalho que envolvem turno diferenciados, aproximando processos entre turnos
desenvolvidos por profissionais ou colaboradores distantes ou com baixa
interação.
O estabelecimento de padrões técnicos de qualidade simplifica as
operações já que limitam ou reduzem os processos de controle, os insumos,
matérias-primas, fornecedores e materiais envolvidos. Ao estabelecer
padronização de uma máquina, por exemplo, os ciclos de operação, manutenção, as
peças de substituição, de reparo e outros componentes se reduzem, a necessidade
de busca de alternativas de fornecimento se reduz e o trabalho, além de
padronizado, se tornam mais objetivos, simples e diretos.
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