O diagrama de Ishikawa serve para identificar as causas e raízes de
problemas. Sua aplicação permite identificar, com profundidade, as causas de
problemas diversos, seus efeitos e suas variáveis que influenciam o resultado
observado. Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, pelo seu formato, envolve
a observação segmentada de aspectos que envolvem a questão a ser analisada.
Seu objetivo é identificar as possíveis causas de um problema e seus
efeitos. Se estrutura em uma verificação e levantamento de prováveis causas ou
origens de problemas, entendidos como “efeitos”, de seis tipos:
·
Método – diz respeito aos aspectos de
como se executa o trabalho, os métodos envolvidos na execução das atividades;
·
Material – todas as causas relativas ao
uso de recursos materiais durante o desenvolvimento do trabalho;
·
Mão-de-obra – verificação de problemas e
aspectos relativos à atitude de colaboradores, sua habilidade e competências no
desenvolvimento do suas tarefas e atividades;
·
Máquinas – verificação de causas
envolvendo o uso de mecanismos e equipamentos durante o processo de trabalho,
operações e entrega;
·
Medidas – toda causa que envolva a
atividade de controle e de acompanhamento, medição, do trabalho, envolve aspectos
de KPIs, indicadores, que visem mostrar variações no resultado; e,
·
Meio ambiente – causas relativas à
influência do meio ambiente na atividade, como calor, frio, poluição, umidade,
poeira, etc. também envolve aspectos relativos ao layout, espaço, estrutura e
influência de outros equipamentos ou materiais.
Essa técnica de leitura também é chamada de “6M” em português, pela
maneira com que se arranjam as áreas de observação e de análise propostas que foram
expressas por palavras iniciadas com a consoante “M”, sua apresentação, é
normalmente dada no gráfico chamado de Espinha de Peixe, cabendo a cada uma das
espinhas a identificação de fatores ou causas que levam à configuração do
problema ou efeito, como pode ser visto na figura a seguir:
Diagrama de Espinha de Peixe
Esse método permite estruturar hierarquicamente as causas que levam a
configuração ou dos efeitos de um problema, envolvendo diversos pontos de
vista, cobrindo aspectos e pontos diversos, eventualmente obrigado com que
tomadores de decisão e gestores considerem aspectos pouco visíveis ou
considerados, eventualmente, em análises iniciais.
Também oferece uma compreensão simples sobre os pontos que estão sendo
considerados em sua análise, permitindo a todos os envolvidos direta ou
indiretamente compreender os fatores causadores que precisam ser ajustados.
Elementos que compõe o diagrama:
·
Cabeçalho – se sugere indicar um título, com
data e autoria. Melhor quando feito por grupos de trabalho;
·
Problema/Efeito - descrito no lado direito, no
meio da folha, indica ou apresenta o problema de qualidade identificado;
·
Eixo central - uma flecha ou seta na horizontal
que aponta para o efeito é normalmente desenhada no meio da folha;
·
Categorias, os 6Ms – são os grupos de fatores considerados
como origens do problema seus efeitos. Estão nas setas inclinadas e devem
presentar seus pontos considerados;
o
Causas – como desdobramento de cada categoria,
são apresentados coo subtópicos das causas para melhor retratar o ponto ou
problema em análise. Ainda podem ser descritos outros subpontos nas causas para
melhor retratar a análise.
Com sua aplicação no processo de gestão se observam como benefícios o
envolvimento de equipes em busca da solução de problemas específicos,
compartilhamento de foco e eliminação ou redução de problemas de comunicação e
de entendimento sobre ações.
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