A definição e a implementação de uma gestão direcionada à qualidade
envolve o estabelecimento de critérios e de ações com um propósito claro a
todos os envolvidos na organização.
Trata de uma política em nível de direção da empresa que influencia e até
direciona o estabelecimento de estratégias da empresa, envolvendo definições e
orientações sobre “o que a empresa faz” e o “como a empresa faz”.
Envolve e influencia ações de planejamento da empresa, seus planos, além
dos objetivos esperados e traçados por ela. Nessa parte, como o processo de
participação é estimulado, a elaboração de planos e objetivos expressos se
tornam importantes para que sejam evitados entendimentos parciais ou
equivocados, deixando o bom senso exposto e expresso em linhas claras,
disponíveis e acessíveis a todos. Todos. Deixar o entendimento claro e objetivo
é fundamental, evitando ao máximo possível o surgimento de leituras enviesadas ou
que sugiram interpretações equivocadas, nem sempre bem-vindas ou adequadas.
A definição dessas estratégias pode ser dada e composta por cinco itens
básicos de consideração específica, como:
1.
Qualidade intrínseca: planejar e executar
o trabalho de forma a garantir que o que se produz esteja de acordo com o proposto
e o esperado;
2.
Preço baixo: entendendo a execução dos
processos, considerando os custos envolvidos, insumos, mão-de-obra,
fornecedores, perdas e processos gerem o menor impacto possível nos preços;
3.
Pontualidade: garantindo níveis de
serviço esperado, de forma adequada, sem perder a racionalidade de estoques,
controlando fornecimentos e distribuição, com níveis de reposição precisos;
4.
Segurança: segurança na utilização daquilo
que está sendo produzido, aferindo e acompanhando processos de forma adequada
ao estabelecido na qualidade desejada;
5.
Equipe: mantendo os níveis de motivação e
moral elevados, uma preocupação que sempre deve estar presente na gestão, a fim
de solidificar a mudança cultural deseja.
Estando alinhados, esses itens influenciarão de forma significativa a
chamada pirâmide da qualidade, assim descrita:
Pirâmide do Gerenciamento da Qualidade - Faesarella, Sacomano e Carpinetti
Como pode ser observado, a implementação da qualidade em uma organização
exige envolvimento dos diversos níveis organizacionais, onde serão realizadas
ações e desenvolvidas competências específicas em cada uma dessas esferas.
Caberá ao nível operacional a implementação e o uso de ferramentas específicas
da qualidade, sempre de acordo com a natureza e característica da operação a
ser desenvolvida.
A operação, ou seja, a base da pirâmide organizacional, é a responsável
pela aplicação de um conjunto de ferramentas e de técnicas que visem a melhor
condução dos procedimentos cotidianos, como checagens, controles e verificações
que permitam a identificação de evidências de qualidade na confecção de
produtos, na prestação de serviços. Trata de processos e procedimentos de
verificação e controle de qualidade.
Conforme se avançam os níveis organizacionais superiores, também se
alteram as dinâmicas, as competências a serem exploradas e as habilidades
necessárias ao trato de aspectos da qualidade. Já no nível intermediário, ou
tático, aspectos mais relativos à gestão começam a ser mais explorados, se
tornam mais significativos. Aqui começam a ser utilizados aspectos mais
relacionados à dinâmica de implementação, controle e orientação sobre qualidade
na empresa. Cabe ao nível tático a orientação e elaboração de mecanismos que
traduzam e conduza, aos critérios definidos do ponto de vista estratégico. São
exploradas e usadas e implementadas técnicas de qualidade com impacto
significativo na organização, influenciado contextos e dinâmicas da empresa, o que
demanda e necessita de participação dos demais níveis organizacionais.
Já no nível estratégico, ou seja, no ápice da pirâmide organizacional,
são tratadas as grandes diretrizes, delineadas as grandes orientações,
objetivos e metas a serem alcançadas pela organização, assim como são
delineados posicionamentos, padrões de ação e exigências da organização. Cabe
ao nível o acompanhamento e garantia da aplicação dos critérios de qualidade
delineados.
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