sábado, 15 de janeiro de 2022

Estratégias da qualidade

 

 

A definição e a implementação de uma gestão direcionada à qualidade envolve o estabelecimento de critérios e de ações com um propósito claro a todos os envolvidos na organização.

Trata de uma política em nível de direção da empresa que influencia e até direciona o estabelecimento de estratégias da empresa, envolvendo definições e orientações sobre “o que a empresa faz” e o “como a empresa faz”.

Envolve e influencia ações de planejamento da empresa, seus planos, além dos objetivos esperados e traçados por ela. Nessa parte, como o processo de participação é estimulado, a elaboração de planos e objetivos expressos se tornam importantes para que sejam evitados entendimentos parciais ou equivocados, deixando o bom senso exposto e expresso em linhas claras, disponíveis e acessíveis a todos. Todos. Deixar o entendimento claro e objetivo é fundamental, evitando ao máximo possível o surgimento de leituras enviesadas ou que sugiram interpretações equivocadas, nem sempre bem-vindas ou adequadas.

A definição dessas estratégias pode ser dada e composta por cinco itens básicos de consideração específica, como:

1.      Qualidade intrínseca: planejar e executar o trabalho de forma a garantir que o que se produz esteja de acordo com o proposto e o esperado;

 

2.      Preço baixo: entendendo a execução dos processos, considerando os custos envolvidos, insumos, mão-de-obra, fornecedores, perdas e processos gerem o menor impacto possível nos preços;

 

3.      Pontualidade: garantindo níveis de serviço esperado, de forma adequada, sem perder a racionalidade de estoques, controlando fornecimentos e distribuição, com níveis de reposição precisos;

 

4.      Segurança: segurança na utilização daquilo que está sendo produzido, aferindo e acompanhando processos de forma adequada ao estabelecido na qualidade desejada;

 

5.      Equipe: mantendo os níveis de motivação e moral elevados, uma preocupação que sempre deve estar presente na gestão, a fim de solidificar a mudança cultural deseja.

 

Estando alinhados, esses itens influenciarão de forma significativa a chamada pirâmide da qualidade, assim descrita:


Pirâmide do Gerenciamento da Qualidade - Faesarella, Sacomano e Carpinetti

 

Como pode ser observado, a implementação da qualidade em uma organização exige envolvimento dos diversos níveis organizacionais, onde serão realizadas ações e desenvolvidas competências específicas em cada uma dessas esferas. Caberá ao nível operacional a implementação e o uso de ferramentas específicas da qualidade, sempre de acordo com a natureza e característica da operação a ser desenvolvida.

A operação, ou seja, a base da pirâmide organizacional, é a responsável pela aplicação de um conjunto de ferramentas e de técnicas que visem a melhor condução dos procedimentos cotidianos, como checagens, controles e verificações que permitam a identificação de evidências de qualidade na confecção de produtos, na prestação de serviços. Trata de processos e procedimentos de verificação e controle de qualidade.

Conforme se avançam os níveis organizacionais superiores, também se alteram as dinâmicas, as competências a serem exploradas e as habilidades necessárias ao trato de aspectos da qualidade. Já no nível intermediário, ou tático, aspectos mais relativos à gestão começam a ser mais explorados, se tornam mais significativos. Aqui começam a ser utilizados aspectos mais relacionados à dinâmica de implementação, controle e orientação sobre qualidade na empresa. Cabe ao nível tático a orientação e elaboração de mecanismos que traduzam e conduza, aos critérios definidos do ponto de vista estratégico. São exploradas e usadas e implementadas técnicas de qualidade com impacto significativo na organização, influenciado contextos e dinâmicas da empresa, o que demanda e necessita de participação dos demais níveis organizacionais.

Já no nível estratégico, ou seja, no ápice da pirâmide organizacional, são tratadas as grandes diretrizes, delineadas as grandes orientações, objetivos e metas a serem alcançadas pela organização, assim como são delineados posicionamentos, padrões de ação e exigências da organização. Cabe ao nível o acompanhamento e garantia da aplicação dos critérios de qualidade delineados.

 

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