sábado, 15 de janeiro de 2022

Diagrama de Pareto

 

Também conhecida como Análise de Pareto, reflete os estudos do economista italiano Vilfredo Pareto e se refere à conhecida regra 80/20, que observa as concentrações em detrimento das médias, onde 80% se das ocorrências tem como origem 20% das causas. Como ferramenta da qualidade, já era usada e defendida por Joseph Juran na determinação de as causas de problemas de qualidade em sistemas industriais buscando melhorias em termos de confiabilidade e desempenho.

Trata de um método de identificação e separação das principais causas de um problema, identificando as prioridades de aplicação de recursos para sua resolução. Através de um processo gráfico, com a soma cumulada dos valore percentuais, é possível identificar as questões que deverão ser tratadas em ordem de prioridade, ou seja, que problemas devem ser resolvidos primeiramente.

Nesse processo, se identificam as origens dos problemas. Depois, se identifica a quantidade de vezes que cada um desses problemas costuma ocorrer, ou seja sua frequência. O passo seguinte é classificar os problemas entre os de maior até os de menor frequência, isolando os 20% iniciais, mais significativos, que serão os primeiros a serem abordados para resolução.

 

Tabela de formação do Diagrama de Pareto

 


Diagrama de Pareto

 

Esse gráfico pode ser construído usando uma planilha eletrônica. Inicialmente devem ser identificados os problemas verificados no processo, e a frequência com que são observados. Depois a planilha é reorientada pelo número decrescente de frequências das ocorrências dos problemas, ou seja, do maior para o menor. Dessa forma se objetiva concentrar esforços nos problemas de maior ocorrência, deixando os de menor para momentos secundários ou de sequência de abordagem posterior.

A representação gráfica exprime um gráfico de dados acumulados, partindo dos de maior impacto para os de menor representatividade.

Ao concentrar ações nos problemas mais frequentes inicialmente, se espera maior impacto na busca pela qualidade. Vale ressaltar que o ordenamento de problemas por frequência de observação, considerando dessa forma que será dada prioridade naquelas questões de maior percepção.

Algumas vezes, mais importante que a elaboração do diagrama, é fundamental listar e perceber a frequência com que os erros ou falhas acontecem, ou seja, a identificação da repetição com que ocorrem falhas e defeitos, seja em processos fabris ou na prestação de serviços, indicam a necessidade e a prioridade de realizar ações corretivas em momentos ou situações específicas.

Ao identificar os eventos de maior volume, se considerar que o ajuste repercutirá positivamente também em mais eventos evitando o acúmulo de necessidades de ajuste e retrabalho. Assim ao identificar os maiores erros e problemas ajustes específicos representarão ganhos maiores ao sistema envolvido.

 

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