sábado, 15 de janeiro de 2022

Introdução

 

 

Seja pela necessidade de aumento das capacidades de sobrevivência das empresas, seja pela busca de desenvolvimento de aspectos de diferenciação, que distancie a empresa de seus concorrentes, empresas e organizações buscam desenvolver ações e implementar estratégias dos mais variados tipos.

Como salientado nas escolas de estudo de estratégia empresarial, a construção desses diferencias pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais tradicionais pela busca do menor custo, o que permite a prática de preços mais baixos, pela confecção e oferta de maior diversidade de produtos, seja pela flexibilidade em atender as diversas nuances da demanda, assim coo pelo oferecimento de itens entendidos e percebidos coo sendo de qualidade diferenciada.

A construção desses diferenciais pelas empresas são condição básica e interferente na dinâmica cotidiana de empresas de diferentes setores e segmentos, notadamente mais significativos quanto maior o processo de competição estabelecido entre os concorrentes. Quanto maior a competição e concorrência entre empresas em um determinado segmento, maior a necessidade de criação de diferenciais que distanciem e caracterizem as empresas.

Esses diferenciais são os fatores que isolarão as empresas em processos de comparação, principalmente feitos pelos seus potencias clientes.

Assim, a qualidade surge como elemento significativo de diferenciação de empresas, seja no produto apresentado, no serviço prestado, no processo de relacionamento, no atendimento da demanda.

Algumas empresas chegam até a ditar e servir de ponto de referência sobre aspectos diversos de qualidade, sendo a elas, inclusive, atribuído o adjetivo de “excelência”, sendo seus produtos ou serviços servindo de balizadores para os demais concorrentes atuantes no mercado.

Entretanto, para atingir essa tal de “excelência”, a empresa deve não apenas manipular elementos específicos, mas se direcionar para um caminho de processos e procedimentos que resultem nesse objetivo. Cabe a gestão dessas empresas implementar uma filosofia de operação que conduza a construção dessa condição. Nesse aspecto a Gestão da Qualidade Total se afirmar como uma das orientações possíveis nesse contexto.

A Gestão da Qualidade Total, ou simplesmente GQ, propõe uma abordagem abrangente, já que envolve não apenas os profissionais especialistas na questão, mas de todos os envolvidos e afetados pela organização, como até os clientes que citamos inicialmente.

A qualidade passa a ser total quando entendemos que realmente envolve todos os aspectos e possibilidade de impacto no processo produtivo. Isso permite, não apenas envolver, mas melhorar diversos aspectos da organização como produtividade, eficácia ou sustentabilidade, em amplo sentido.

 

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