Trata-se de um procedimento intencional de pesquisa e identificação de
elementos de inspiração que conduzam ao desenvolvimento, criação ou adaptação
de métodos, processos produtos ou serviços, em uma perspectiva de melhoria que deverá
ocorrer em ambiente diferente ou distinto do original, que serviu de
inspiração. Em outras palavras, é um processo de criação, adaptação, mudança ou
inovação, realizado por uma inspiração, normalmente, externa.
É relativo ao processo de comparação entre organizações e situações
distintas, onde esse processo comparativo é estabelecido por paralelismos e
paradigmas. Dessa forma, identificando as melhores práticas, processos ou
resultados, se objetiva o atingimento de resultados superiores.
No processo de inspiração, normalmente, podem haver quatro fontes básicas
de benchmarking:
1. Interno – ao estabelecer comparações
internas em uma mesma organização, buscando inspirar melhorias em outras áreas
no negócio, mais comum em organizações de grande porte ou grande amplitude de
operações;
2. Competitivo – quando há processos de
comparação entre concorrentes, que podem ser diretos, envolvendo produtos e
serviços específicos, ou indiretos, quando há funções de interesse comuns.
Devem ser observados problemas de simples cópia ou tentativa de reprodução sem
critérios mais significativos;
3. Funcional – quando ocorrem comparações
envolvendo funções similares entre organizações distintas, sendo, normalmente,
uma identificada como líder ou destaque, ou seja, o paradigma a servir de
inspiração; ou,
4. Genérico – envolvendo processos de
comparação entre atividades ou funções com semelhanças, mas entre organizações
distintas, sendo a excelência, efetividade, o aspecto ou fator determinante do
processo de inspiração.
Não resta dúvida que o processo de bechmarking envolve a percepção
ganho, melhoria ou benefício derivado da inspiração, que normalmente envolvem
aspectos de inovação, redução de custos, diminuição de prazos, ampliação de
participação ou melhoria de resultados, como expectativas ou referências
quantitativas, assim como melhora na imagem, alteração de posicionamento,
aumento de confiabilidade, entre outros aspectos qualitativos.
Para tanto, no eu desenvolvimento, devem ser observados alguns aspectos
relativos a princípios, como o da legalidade, onde são respeitados e
considerados aspectos de propriedade intelectual e autoral, princípio da
confidencialidade dos métodos e processos eventualmente envolvidos além do
relacionamento entre as partes, além dos princípios do intercâmbio, do uso, do
contato com terceiros, da preparação e do pleno cumprimento, por exemplo. Esses
aspectos específicos do código de conduta podem ser observados e foram
descritos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento
e Excelência.
Metodologicamente, o benchmarking pode ser aplicado de diversas
maneiras, mas uma grande parte guarda entre si um processo muito próximo, que
pode ser entendido pela sequência resumida de 9 etapas ou passos:
1.
Identificar o objetivo da comparação;
2.
Identificar ou determinar as empresas
compatíveis ou parceiras;
3.
Definir o método ou processo de coleta de dados;
4.
Realizar, acompanhar e monitorar a coleta e o
tratamento dos dados e seu resultado;
5.
Identificar e determinar a defasagem, a diferença
de desempenho ou dos resultados entre as partes;
6.
Definir ou desenvolver os ajustes, as
adequações, as adaptações ou alterações que levem ao desenvolvimento das
mudanças;
7.
Estabelecer um plano de ações de implementação
das mudanças;
8.
Acompanhar e monitorar o desenvolvimento do
plano de ações e dos impactos das mudanças; e,
9.
Avaliar o processo, seus impactos, seus
resultados e a necessidade de novos benchmarkings.
Como pode ser visto o processo envolvido no benchmarking não se dá
por mera inspiração em “disse-que-me-disse” ou por “ouvir falar”, tão pouco em
processo parcial descrito em algum lugar. Se trata de uma técnica fundamentada
em observação estruturada, que envolve empresas e organizações formalmente,
onde a experiência ou expertise de uma é transferida para outra, a fim
de que haja um ganho derivado de uma transferência que pode gerar valor
objetivo, concreto ao que se inspirou.
O processo envolve a comparação de desempenho entre organizações, mas
importante ter claro que sempre nem haverá ganhos similares ou diretos, há
sempre que se considerar aspectos menos tangíveis e influentes, que podem
interferir no processo de benchmarking, como a cultura organizacional, a
tecnologia envolvida e seu domínio ou mesmo de outros fatores competitivos ou
ambientais.
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